**Novas regulamentações sobre exportação de chips de inteligência artificial: uma divisão global em três níveis de acesso**
Ontem, o governo dos EUA anunciou uma nova rodada de regulamentações sobre a exportação de chips de inteligência artificial (IA) globais, dividindo o mundo em aproximadamente três categorias de acesso. As regras criam quota para cerca de 120 países e permitem acesso irrestrito para 18 aliados próximos dos EUA, enquanto manter as restrições existentes para a China, Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Essas chips de GPU (Graphics Processing Unit), como as fabricadas pela Nvidia, servem como a base para uma ampla variedade de deployment de modelos de IA, incluindo chatbots como o ChatGPT, geradores de vídeo, carros autônomos, sistemas de alvo de armas e muito mais. A administração do presidente Biden teme que essas chips possam ser usadas para minar a segurança nacional dos EUA.
Segundo o Palácio Branco, “Em mãos erradas, sistemas de IA poderosos têm o potencial de agravar riscos significativos à segurança nacional, incluindo a capacidade de desenvolver armas de destruição em massa, apoiar operações cibernéticas ofensivas poderosas e ajudar abusos de direitos humanos”.
Essas regulamentações são uma resposta ao crescente uso de IA em aplicações militares e civis, e à preocupação com a possibilidade de esses sistemas serem usados para fins maliciosos. Segundo um relatório da consultoria Gartner, a utilização de IA em aplicações militares está aumentando rapidamente, com um crescimento projetado de 20% por ano até 2025.
A Organização das Nações Unidas (ONU) também tem se manifestado sobre a importância de regulamentar a exportação de tecnologias de IA. Em um relatório recente, a ONU alertou que a falta de regulamentação pode levar a uma corrida armamentista de IA, com consequências graves para a segurança internacional.
Embora essas regulamentações possam causar debates e preocupações sobre a liberdade de comércio e a segurança nacional, é importante reconhecer que a regulação da exportação de chips de IA é uma necessidade para garantir a estabilidade e a segurança global.
Fontes:
* White House. (2023). Fact Sheet: New Export Controls for Artificial Intelligence and Quantum Computing Technologies.
* Gartner. (2022). Predicts 2022: Artificial Intelligence and Machine Learning in Military Applications.
* United Nations. (2022). Report of the Secretary-General: The Impact of Artificial Intelligence on International Peace and Security.
Esperamos que você tenha encontrado esse artigo informativo e interessante! Comente abaixo e compartilhe suas opiniões sobre as regulamentações de exportação de chips de IA.